Sustentabilidade

Atenção com os rejeitos do beneficiamento

A Mineração Pará Tungstênio, com o intuito de minimizar os impactos ambientais, prevê uma cuidadosa operação de descarte.

O primeiro deles é o material descartado após a primeira jigagem. Sua deposição será em pilha cônica próxima a unidade de beneficiamento. Ao redor desta pilha será construída uma canaleta para captação e condução da água drenada por gravidade. O material desta pilha poderá será utilizado como base de estradas da mina e estradas regionais e matéria prima para construções civis.

O segundo rejeito é o material descartado após a segunda etapa de jigagem. Da mesma forma será armazenado em pilha cônica com canaleta para extravasamento de água ao redor. O material desta pilha será utilizado como areia artificial com aplicação na construção civil.

Água

Monitoramento das atividades de forma a não comprometer a qualidade da água do Rio Salobro. Toda água, potável ou não, consumida durante o processo de mineração será obtida por meio de tecnologias que permitam o uso e aproveitamento mais consciente possível:

A água utilizada no beneficiamento será totalmente reciclada, e reutlizada no própria planta. A água coletada na cava, por sua vez, será utlizada para completar as necessidades de água no beneficiamento e utilizada em equipamentos de aspersão para abatimento de poeira e no caminhão de aspersão das estradas da mina.

A água destinada a uso humano será captadada em poço e tratada através de filtragem em equipamentos adequados, e diponibilizada nos postos de trabalho, portarias, restaurante e enfermaria.

A água de utlização humana e na cozinha industrial será coletada após uso e depositada em estação de tratamento de esgoto, antes de reutilizada no operações de abatimento de poeira nos meses de verão e acumuladas nos meses de inverno.

Área social

Estabelecimento de convênios para formação de pessoas para atividades na mineração e outros, de interesse da comunidade.

Fauna

Estabelecimento de planos de controle de espécies  da fauna (aves) de ocorrência na região da mina.

Arqueologia

Estabelecimento de planos de controle de sítio arqueológico de ocorrência na região.